Integrantes

Winfried Nöth (http://www.uni-kassel.de/~noeth) é professor eméritus e conferencista de linguística e semiótica da Universidade de Kassel, Alemanha, e professor na Universidade Católica de São Paulo. É membro honorário da Associação Internacional de Semiótica Visual e Ex-presidente da Associação Alemã de Semiótica. Seus interesses de pesquisa incluem a semiótica cognitiva, a semiótica geral de C. S. Peirce, a semiótica linguística, a semiótica computacional e a semiótica das mídias, especialmente das imagens e dos mapas. Professor visitante (COS e TIDD), PUC São Paulo 1995-2008 membro e de 1999-2008 diretor do Centro de Pesquisa em Cultura da Universidade de Kassel (2002-2008: IAG) Desde 2009 Eméritus e conferencista (Lehrbeauftragter), Universidade de Kassel. Desde 2011 Professor PUC São Paulo (TIDD). 2011 Mouton dOr award.

Lucia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e na pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Doutora em Teoria Literária pela PUC-SP e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Publicou 39 livros, entre os quais: Matrizes da linguagem e pensamento. Sonora, visual, verbal (Iluminuras/Fapesp, Prêmio Jabuti 2002), Mapa do jogo. A diversidade cultural dos games (org., Ed. Cengage Learning, Prêmio Jabuti 2009), A ecologia pluralista da comunicação (Paulus, prêmio Jabuti 2011) e Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação (Paulus, prêmio Jabuti 2014). Recebeu ainda os prêmios Sergio Motta em Arte e Tecnologia (2005) e Luis Beltrão, maturidade acadêmica (2010).

Erick Felinto é professor associado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ, onde desenvolve pesquisas sobre cibercultura, cinema e a teoria da mídia alemã, além de pertencer ao Conselho Editorial da EDUERJ. É pesquisador do CNPq e autor de diversos livros e artigos científicos, incluindo “A Imagem Espectral: Comunicação, Cinema e Fantasmagoria Tecnológica” (Ateliê, 2008) e “O Explorador de Abismos: Vilém Flusser e o Pós-Humanismo” (Paulus, 2012), com Lucia Santaella. Membro da equipe internacional responsável pela elaboração do Dicionário Flusser na Alemanha, Felinto é também integrante do Conselho Editorial da nova coleção Recursions, da Amsterdam University Press.

Ronaldo Marin é físico com especialização em estudos sobre Cosmologia e Física Moderna, possui Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, Mestrado em Artes e Semiótica – Processos Criativos pela Universidade Estadual de Campinas, com passagem pela University of Glasgow. Com bacharelado em Física Unicamp (1990-1), Licenciatura Plena Matemática/Física pela Universidade Estadual de Minas Gerais (1998). Possui especialização em Astrofísica pelo IAG-USP e foi pesquisador do Departamento de Eletrônica Quântica do Instituto de Física Gleb Wathagin-Unicamp, onde integrou o Grupo de Propriedades Ópticas dos Sistemas Coloidais que investigava as relações entre a matéria e os sistemas dissipativos. Também desenvolveu e aprofundou estudos de especialização em Neuropsicologia pela Faculdade de Ciências Médicas-Unicamp, e nas áreas de Semiótica e Neurociências Cognitivas, lecionando como professor convidado junto ao Programa de Pós Graduação de Multimeios do IA- Unicamp. Estudioso da obra de Shakespeare, pesquisa sobre a influência das descobertas científicas no período renascentista e moderno na literatura e na arte, é fundador do Instituto Shakespeare Brasil. Áreas de atuação profissional e maior interesse: Cosmologia e evolução do Universo, Evolução das Estruturas Cognitivas – Filosofia da Mente – Neurociências Cognitivas- Processos de Semiose e Cognição – Semiótica Peirceana – História da Ciência, Educação e Divulgação Científica – Evolução do Conhecimento Científico – Cinema e Estudos das estruturas construtivas na obra de Shakespeare.

Adriano Messias de Oliveira faz pós-doutorado (bolsa Fapesp) no Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP, sob supervisão da Profa. Lucia Santaella. Él doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), mestre em Comunicação Social (UFMG) e graduado em Jornalismo e Letras. Durante o doutorado, foi bolsista Fapesp e esteve em três universidades como pesquisador visitante: Université Paris 8, Université Paris 3 e Universidad de Buenos Aires. É autor de mais de 50 livros de ficção, com ênfase em literatura fantástica, tendo recebido diversos prêmios. Participa ativamente de vários eventos literários por todo o país e suas obras periodicamente são eleitas para representarem o Brasil na Fiera del Libro per Ragazzi (Bolonha) e na Frankfurt Book Fair. É também tradutor e dramaturgo. Suas áreas de maior interesse são: cinema, literatura, psicanálise e semiótica.

Daniele Fernandes é graduada em Arquitetura e Urbanismo (2001) pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, é mestre (2003) e doutora (2009) em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pesquisa sobre o processo criativo no design de mídias digitais. Tem experiência na área de comunicação, design, arquitetura e urbanismo, com ênfase na problemática da criatividade nos processos cognitivos na comunicação e no design. Interesse teórico: semiótica, ciências cognitivas, complexidade, realismo especulativo, estética, ética e ontologia. Sua área de atuação engloba: internet, games, TV digital, design de objetos e de espaço (ambientes virtuais, arquitetônicos e cenográficos). Principais instituições em que já trabalhou: UNESP (graduação), SENAC-SP (pós-graduação). Livro publicado: A Dobra no Design: hipermídia como linguagem em devir (2009).

Gustavo Rick Amaral é mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, da PUC/SP (2009), e doutor pelo Programa de Pós-graduação Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD – PUC-SP). Leciona na Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM). Possui graduação em Comunicação Social pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2006).Desde 2008, participa do grupo de estudos Pesquisa Qualitativa e Semiótica Peirceana Qualisemeion – vinculado ao Centro Internacional de Estudos Peirceanos (CIEP), da PUC-SP.

Isabel Jungk é doutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, Mestre em Comunicação e Semiótica e Especialista em Semiótica Psicanalítica. Atualmente, é Professora Convidada do Curso de Especialização em Semiótica Psicanalítica da PUC-SP, e dedica-se ao estudo e pesquisa interdisciplinar nas áreas de comunicação, cognição, hipermídia, linguagens, psicanálise e semiótica, tendo publicado diversos artigos nessas áreas de interesse.

Juliana Rocha Franco é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2014), realizou estágio de doutorado na University of Maryland (2013). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e graduada História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Trabalhou como pesquisadora do Centro de Convergência de Novas Mídias onde foi bolsista de desenvolvimento tecnológico industrial pela Finep/Ministério da Ciência e Tecnologia. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Semiótica, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia da Comunicação, Estéticas Tecnológicas, Cibercultura, Espaço, Geolocalização. É professora do Curso de Comunicação Social da Faculdade Promove.

Márcia Fusaro Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP); Mestre em História da Ciência (PUC-SP); Especialista em Língua, Literatura e Semiótica (USJT). Tradutora, atualmente professora da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), onde coordenou durante dez anos o curso de Letras, assim como diversos grupos de pesquisa e extensão. Membro do quadro de pesquisadores do CICTSUL (Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade), da Universidade de Lisboa. Pesquisadora das interfaces epistemológicas entre educação, arte, comunicação e ciência.

Patrícia Fonseca Fanaya é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo sido orientada pela Prof. Dra. Maria Lucia Santaella Braga. Nos anos de 2012/2013 foi pesquisadora visitante, bolsista CAPES/ Fulbright, no departamento de filosofia da Pennsylvania State University, State College, PA, USA. É mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade de Brasília (UnB). É empresária nas área de Marketing e Comunicação. Atua, profissionalmente, nas seguintes áreas: planejamento estratégico de marketing e comunicação; consultoria, planejamento e execução de projetos de Marketing.

Sueli Andrade é mestre e doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica (COS) da PUC-SP, com bolsas CAPES e CNPq. Possui formação básica em psicanálise lacaniana pelo CLIN-A (Instituição vinculada a Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Sao Paulo). Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE – CAPES) em 2015, realizando estágio doutoral na Wayne State University, sob co-orientação do professor, teórico e filósofo Steven Shaviro. Seus temas de interesses estão ligados à semiótica psicanalitica, estética pós-humana e sintomas do contemporâneo.

Tarcísio Cardoso é doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, e professor de cursos superiores na área de Comunicação (FAPCOM e FEBASP), professor convidado de cursos de especialização (PUC/SP, FEBASP e SENAC). Atualmente, realiza pesquisa em semiótica cognitiva, comunicação, lógica, computação, internet e teoria das redes.

Alessandro Mancio de Camargo é doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp. É professor na pós-graduação lato sensu Gestão do Relacionamento com o Cliente (Senac EAD). No segmento empresarial, presta serviços de promoção para marcas atendidas pela agência de comunicação EiraCom. Áreas de interesse: relações públicas, mercadologia e nova mídia.

Clayton Policarpo é doutorando e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, PUC-SP, e especialista em Estéticas Tecnológicas pela mesma instituição. Graduado em Arquitetura e Urbanismo, atua como designer no desenvolvimento de peças gráficas, hipermídias e identidade visual para museus, exposições e empresas. As principais áreas de interesse são estéticas tecnológicas, hipermídia, comunicação ubíqua, mapas colaborativos, internet das coisas.

Eduardo Camargo é Engenheiro Mecânico, Pós-graduado em Marketing, Mestre e Pesquisador em nível de Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Mais de quinze anos de experiência como empresário sendo sete anos gerenciando negócios na área de Consultoria em Marketing (Planejamento Estratégico, Comunicação de Marketing, Desenvolvimento de Produto e Gerenciamento de Marca) e oito anos na área de Automação Industrial (Prospecção de Mercado, Gerenciamento de Fornecedores Internacionais, Comércio Exterior e Finanças). Hoje, desenvolve pesquisa de doutorado na qual busca aliar sua experiência profissional ao desenvolvimento de sistemas de Inteligência Artificial que possam gerar aplicações nas áreas de Finanças, Marketing, Educação e Robótica.

Francisco Trento é doutorando do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) na Linha de Pesquisa Cultura e Ambientes Midiáticos. Bolsista do CNPQ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com projeto desenvolvido com bolsa FAPESP. Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Bauru).

Guilherme Cestari é doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), orientado pelo prof. Dr. Winfried Nöth. Mestre em Comunicação, com ênfase em comunicação visual, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Design Gráfico também pela UEL. Tem experiência na área de Comunicação, gestão de marcas e Marketing. Possui interesse na pesquisa e no ensino em artes e performances audiovisuais e em semiótica peirceana, especialmente na teoria dos interpretantes e em diagramatologia.

Ricardo Gazoni é doutorando e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Possui graduação em Engenharia Química pela Escola Politécnica – USP (1989). Atual pesquisa acadêmica está concentrada na aplicação da Semiótica Peirceana à Informática. Atua desde 1990 como consultor em informática.

Thiago Mittermayer é graduado em Tecnologia e Mídias Digitais, doutorando e mestre no programa de estudos pós-graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, ambos da PUC-SP. É integrante dos grupos de pesquisa Sociotramas e TransObjetO.

Eduardo Felipe Weinhardt Pires Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e é mestre em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cibercultura, jornalismo colaborativo, jornalismo digital e jornalismo.

Hélida de Lima é mestranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Possui 2a. graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria também pela PUC-SP. Cursou duas especializações:  Comunicação e Marketing, pela Faculdade Cásper Líbero e História da Arte, pela Fundação Armando Álvares Penteado. Possui 1a. Graduação em Publicidade e Propaganda pela Unilago de S. J. do Rio Preto. Participa de dois grupos de Pesquisa pela PUC-SP: TransObjetO e Leituras Avançadas de Charles S. Peirce.

Pedro Taam é pianista, bacharel em física pela UFRJ e mestrando em comunicação e semiótica na PUC-SP.

 
 
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s