Integrantes

Winfried Nöth (http://www.uni-kassel.de/~noeth) é professor eméritus e conferencista de linguística e semiótica da Universidade de Kassel, Alemanha, e professor na Universidade Católica de São Paulo. É membro honorário da Associação Internacional de Semiótica Visual e Ex-presidente da Associação Alemã de Semiótica. Seus interesses de pesquisa incluem a semiótica cognitiva, a semiótica geral de C. S. Peirce, a semiótica linguística, a semiótica computacional e a semiótica das mídias, especialmente das imagens e dos mapas. Professor visitante (COS e TIDD), PUC São Paulo 1995-2008 membro e de 1999-2008 diretor do Centro de Pesquisa em Cultura da Universidade de Kassel (2002-2008: IAG) Desde 2009 Eméritus e conferencista (Lehrbeauftragter), Universidade de Kassel. Desde 2011 Professor PUC São Paulo (TIDD). 2011 Mouton dOr award.

Lucia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e na pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Doutora em Teoria Literária pela PUC-SP e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Publicou 39 livros, entre os quais: Matrizes da linguagem e pensamento. Sonora, visual, verbal (Iluminuras/Fapesp, Prêmio Jabuti 2002), Mapa do jogo. A diversidade cultural dos games (org., Ed. Cengage Learning, Prêmio Jabuti 2009), A ecologia pluralista da comunicação (Paulus, prêmio Jabuti 2011) e Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação (Paulus, prêmio Jabuti 2014). Recebeu ainda os prêmios Sergio Motta em Arte e Tecnologia (2005) e Luis Beltrão, maturidade acadêmica (2010).

Erick Felinto é professor associado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ, onde desenvolve pesquisas sobre cibercultura, cinema e a teoria da mídia alemã, além de pertencer ao Conselho Editorial da EDUERJ. É pesquisador do CNPq e autor de diversos livros e artigos científicos, incluindo “A Imagem Espectral: Comunicação, Cinema e Fantasmagoria Tecnológica” (Ateliê, 2008) e “O Explorador de Abismos: Vilém Flusser e o Pós-Humanismo” (Paulus, 2012), com Lucia Santaella. Membro da equipe internacional responsável pela elaboração do Dicionário Flusser na Alemanha, Felinto é também integrante do Conselho Editorial da nova coleção Recursions, da Amsterdam University Press.

Adriano Messias de Oliveira faz pós-doutorado (bolsa Fapesp) no Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP, sob supervisão da Profa. Lucia Santaella. Él doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), mestre em Comunicação Social (UFMG) e graduado em Jornalismo e Letras. Durante o doutorado, foi bolsista Fapesp e esteve em três universidades como pesquisador visitante: Université Paris 8, Université Paris 3 e Universidad de Buenos Aires. É autor de mais de 50 livros de ficção, com ênfase em literatura fantástica, tendo recebido diversos prêmios. Participa ativamente de vários eventos literários por todo o país e suas obras periodicamente são eleitas para representarem o Brasil na Fiera del Libro per Ragazzi (Bolonha) e na Frankfurt Book Fair. É também tradutor e dramaturgo. Suas áreas de maior interesse são: cinema, literatura, psicanálise e semiótica.

Alessandro Mancio de Camargo é doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp. É professor na pós-graduação lato sensu Gestão do Relacionamento com o Cliente (Senac EAD). No segmento empresarial, presta serviços de promoção para marcas atendidas pela agência de comunicação EiraCom. Áreas de interesse: relações públicas, mercadologia e nova mídia.

Camila Mangueira Soares é pesquisadora, artista e designer. Investigadora pós-doc na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) com a tese O Pensamento Fotográfico, uma proposta de entendimento mais integrado do complexo representacional fotográfico. É também mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC). Possui experiência em docência multidisciplinar nas áreas de Comunicação e Imagem e direção de projetos de comunicação e multimídia. Interessada nas relações entre inteligências visuais no âmbito analógico e digital pela perspectiva dos processos criativos. Atualmente tem se dedicado ao problema da complexidade das representações no contexto da imagem digital e da visão computacional. Possui publicações em livros e trabalhos artísticos expostos internacionalmente.

Daniele Fernandes é graduada em Arquitetura e Urbanismo (2001) pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, é mestre (2003) e doutora (2009) em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pesquisa sobre o processo criativo no design de mídias digitais. Tem experiência na área de comunicação, design, arquitetura e urbanismo, com ênfase na problemática da criatividade nos processos cognitivos na comunicação e no design. Interesse teórico: semiótica, ciências cognitivas, complexidade, realismo especulativo, estética, ética e ontologia. Sua área de atuação engloba: internet, games, TV digital, design de objetos e de espaço (ambientes virtuais, arquitetônicos e cenográficos). Principais instituições em que já trabalhou: UNESP (graduação), SENAC-SP (pós-graduação). Livro publicado: A Dobra no Design: hipermídia como linguagem em devir (2009).

Dora Kaufman é Pós-doutoranda em Inteligência Artificial do TIDD/PUC-SP, pesquisadora em IA do Instituto de Estudos Avançados IEA e do Atopos-ECA, ambos da USP. Pós-Doutora COPPE-UFRJ. Doutora ECA-USP com período na Université Paris – Sorbonne IV. Mestre PUC-SP e economista PUC-RJ. Pesquisadora visitante no Computer Science Department, Courant Institute of Mathematical Sciences, NYU (2009, 2010), e no Alexander von Humboldt Institute for Internet and Society, Berlim (2015). Cerca de 35 anos de experiência no mercado incluindo mercado financeiro, e agências de marketing e comunicação. Coautora do livro “Empresas e Consumidores em Rede: um Estudo das Práticas Colaborativas no Brasil” (2013) e autora dos livros “O Despertar de Gulliver: os desafios das empresas nas redes digitais” (2017), e “A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?” (2018).  

Eduardo Camargo é Engenheiro Mecânico, Pós-graduado em Marketing, Mestre e Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Mais de quinze anos de experiência como empresário sendo sete anos gerenciando negócios na área de Consultoria em Marketing (Planejamento Estratégico, Comunicação de Marketing, Desenvolvimento de Produto e Gerenciamento de Marca) e oito anos na área de Automação Industrial (Prospecção de Mercado, Gerenciamento de Fornecedores Internacionais, Comércio Exterior e Finanças). Hoje, desenvolve pesquisa de doutorado na qual busca aliar sua experiência profissional ao desenvolvimento de sistemas de Inteligência Artificial que possam gerar aplicações nas áreas de Finanças, Marketing, Educação e Robótica.

Fabrício Fava é investigador pósdoc na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto com pesquisa sobre design, criatividade e games. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com tese sobre gamificação. Possui mais de 10 anos de experiência no ensino, design e produção de mídias criativas e digitais. Desenvolve projetos independentes de games e arte interativa. É criador do grupo de discussão Ideias em Jogo e co-organizador do livro Gamificação em Debate (Blucher, 2018). Tem interesse nas áreas multidisciplinares da criatividade, do design thinking e do design para experiências baseado em jogos (design lúdico e gamificação). Atualmente estuda formas de manifestação da empatia no contexto do design lúdico interespécie.

Guilherme Cestari é doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), orientado pelo prof. Dr. Winfried Nöth. Mestre em Comunicação, com ênfase em comunicação visual, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Design Gráfico também pela UEL. Tem experiência na área de Comunicação, gestão de marcas e Marketing. Possui interesse na pesquisa e no ensino em artes e performances audiovisuais e em semiótica peirceana, especialmente na teoria dos interpretantes e em diagramatologia.

Gustavo Rick Amaral é mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, da PUC/SP (2009), e doutor pelo Programa de Pós-graduação Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD – PUC-SP). Leciona na Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM). Possui graduação em Comunicação Social pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2006).Desde 2008, participa do grupo de estudos Pesquisa Qualitativa e Semiótica Peirceana Qualisemeion – vinculado ao Centro Internacional de Estudos Peirceanos (CIEP), da PUC-SP.

Isabel Jungk é doutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, Mestre em Comunicação e Semiótica e Especialista em Semiótica Psicanalítica. Atualmente, é Professora Convidada do Curso de Especialização em Semiótica Psicanalítica da PUC-SP, e dedica-se ao estudo e pesquisa interdisciplinar nas áreas de comunicação, cognição, hipermídia, linguagens, psicanálise e semiótica, tendo publicado diversos artigos nessas áreas de interesse.

Juliana Rocha Franco é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2014), realizou estágio de doutorado na University of Maryland (2013). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e graduada História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Trabalhou como pesquisadora do Centro de Convergência de Novas Mídias onde foi bolsista de desenvolvimento tecnológico industrial pela Finep/Ministério da Ciência e Tecnologia. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Semiótica, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia da Comunicação, Estéticas Tecnológicas, Cibercultura, Espaço, Geolocalização. É professora do Curso de Comunicação Social da Faculdade Promove.

Levy Henrique Bittencourt Neto é bacharel em Comunicação Social: Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Pós-graduado em Fotografia: Práxis e Discursos Fotográficos pela UEL (2010). Mestre (2012) e Doutor (2019), pela PUC-SP, em “Tecnologias da Inteligência e Design Digital” – área de concentração em “Processos Cognitivos e Ambientes Digitais”, na linha de pesquisa em “Aprendizagem e Semiótica Cognitiva”. Atua principalmente nas áreas de semiótica peirciana, teorias da comunicação, ética, fotografia, teorias da imagem, novas mídias, games e metodologia científica. É autor de 2 livros acadêmicos sobre semiótica – “Fatum, Semiótica e Games: A Tragédia Grega nos signos digitais” (2014) e “Um Estudo em Publicidade: O signo visual nas diferenças entre propagandas do início dos séculos XX e XXI” (2015). É autor do livro de contos “O Mosaico e outras histórias” (2016).  

Luiza Helena Guimarães Pesquisadora-artista de midiarte, performance, comunicação, tecnologias da inteligência digitais, estéticas e subjetividade. Pós-doutora em Comunicação e Cultura pela UERJ; Doutora pelo Núcleo de Subjetividade da PUC-SP, com bolsa CAPES para a Facultad de Formación del Profesorado: Educación Visual y Plástica y Comunicación Audiovisual e Laboratorio de Medios Interactivos, ambos da Universitad de Barcelona – ES; Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação – ECO – UFRJ. Pesquisadora do TransObjetO – Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital – TIDD – PUC-SP. Pesquisadora do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais – LABOGAD – UNIRIO – RJ. Membro da comissão organizadora, científica e coordenadora do eixo de Artes de Expressões Digitais do I Congresso Internacional em Humanidades Digitais, HDRio2018. Realizo trabalhos de interferências arquitetônica e urbana, vídeo, som, web arte, performance, telepresença, live cinema, visual music, entre outros. Criei e dirigi a realização das instalações de expanded cinema: EntangledNET, 2006; Sagradas Torres, filmado nas Torres del Temple Expiatori de la Sagrada Familia, Barcelona – ES, 2011; #EntrancedEarth_Panorama que reúne interfaces visuais e sonoras, data science e a crise ambiental mundial, 2016. Sou sócia e fundadora da empresa MediArt.LIVE. Idealizadora do Laboratório Transdisciplinar e Itinerante de Pesquisas e Estudos em Arte Espectro Neural – LArtEN -. Site: http://luizaguimaraes.art.br

Márcia Fusaro Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP); Mestre em História da Ciência (PUC-SP); Especialista em Língua, Literatura e Semiótica (USJT). Tradutora, atualmente professora da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), onde coordenou durante dez anos o curso de Letras, assim como diversos grupos de pesquisa e extensão. Membro do quadro de pesquisadores do CICTSUL (Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade), da Universidade de Lisboa. Pesquisadora das interfaces epistemológicas entre educação, arte, comunicação e ciência.

Odécio Souza (http://lattes.cnpq.br/4189566610252580) é pesquisador pós-doutorando em História das Ciências & Inteligência Artificial (Digital Humanities), junto ao Centro Simão Mathias para Estudos em História das Ciências – CESIMA / PUC-SP – atuando como administrador e curador da CESIMA Digital, uma Biblioteca para a História da Ciência (http://cesimadigital.pucsp.br). Doutor e Mestre em História da Ciência pela PUC-SP, com estudos em na Ciência da Computação, especialmente Bancos de Dados, Cibernética e Inteligência Artificial, atuando, desde 1990, como Professor, Analista de Sistemas e Consultor em todos os tipos de Instituições, públicas e privadas, de pequeno, médio e grande Porte, tendo sido um dos primeiros 500 OCPs do mundo; PMP; especialista em educação, disciplinas de informática para o 2º grau; MBA em Gestão de Projetos. Membro da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC). Entre 1979 e 1989 atuou em operações nas Bolsas de Valores e de Futuros de São Paulo.

Paola Cantarini Advogada, mestre e doutora em Direito pela PUCSP, e pela Universidade de Salento Itália, doutora em Filosofia pela PUCSP. Pós-doutorado em Direito pela USP, pós doutora em Ciências sociais pela Universidade de Coimbra e em Filosofia, arte e pensamento crítico pela EGS Suíça. Visiting researcher pela Universidade de Lisboa (2019), pela SNA Pisa (2016-2020). Pós-doutoranda no TIDD PUC (Inteligência artificial e Direito). Membro da rede do constitucionalismo latino americano desde 2017. Autora de diversos livros publicados, artigos e capítulos de livros. Pesquisadora da Unicamp desde 2017, pesquisadora USP-IEA – Instituto de estudos avançados. Membro do grupo de pesquisa lawgorithm. Professora COGEAE-PUCSP, Opice Blum Academy.

Patrícia Fonseca Fanaya é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo sido orientada pela Prof. Dra. Maria Lucia Santaella Braga. Nos anos de 2012/2013 foi pesquisadora visitante, bolsista CAPES/ Fulbright, no departamento de filosofia da Pennsylvania State University, State College, PA, USA. É mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade de Brasília (UnB). É empresária nas área de Marketing e Comunicação. Atua, profissionalmente, nas seguintes áreas: planejamento estratégico de marketing e comunicação; consultoria, planejamento e execução de projetos de Marketing.

Ricardo Gazoni é doutor e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Possui graduação em Engenharia Química pela Escola Politécnica – USP (1989). Atual pesquisa acadêmica está concentrada na aplicação da Semiótica Peirceana à Informática. Atua desde 1990 como consultor em informática.

Rodrigo Petronio nasceu em 1975, em São Paulo. Escritor e filósofo, atua na fronteira entre literatura, semiologia, narratividade e filosofia. Professor Titular da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado [FAAP]. Pesquisador associado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital [TIDD|PUC-SP], sob a supervisão de Lucia Santaella desenvolveu uma pesquisa de pós-doutorado sobre a obra de Alfred North Whitehead e as ontologias e cosmologias contemporâneas [2018-2020]. Membro desde 2017 do grupo de pesquisa TransObjetos do TIDD|PUC-SP. Autor, organizador e editor de diversas obras. Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro [UERJ]. Desenvolveu doutorado sanduíche como bolsista Capes na Stanford University, sob orientação de Hans Ulrich Gumbrecht. Formado em Letras Clássicas [USP], tem dois Mestrados: em Ciência da Religião [PUC-SP], sobre o filósofo contemporâneo Peter Sloterdijk, e em Literatura Comparada [UERJ], sobre literatura e filosofia na Renascença. Atualmente atua na FAAP como professor-coordenador de dois cursos de pós-graduação: Escrita Criativa e Roteiro para Audiovisual.

Ronaldo Marin é físico com especialização em estudos sobre Cosmologia e Física Moderna, possui Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, Mestrado em Artes e Semiótica – Processos Criativos pela Universidade Estadual de Campinas, com passagem pela University of Glasgow. Com bacharelado em Física Unicamp (1990-1), Licenciatura Plena Matemática/Física pela Universidade Estadual de Minas Gerais (1998). Possui especialização em Astrofísica pelo IAG-USP e foi pesquisador do Departamento de Eletrônica Quântica do Instituto de Física Gleb Wathagin-Unicamp, onde integrou o Grupo de Propriedades Ópticas dos Sistemas Coloidais que investigava as relações entre a matéria e os sistemas dissipativos. Também desenvolveu e aprofundou estudos de especialização em Neuropsicologia pela Faculdade de Ciências Médicas-Unicamp, e nas áreas de Semiótica e Neurociências Cognitivas, lecionando como professor convidado junto ao Programa de Pós Graduação de Multimeios do IA- Unicamp. Estudioso da obra de Shakespeare, pesquisa sobre a influência das descobertas científicas no período renascentista e moderno na literatura e na arte, é fundador do Instituto Shakespeare Brasil. Atualmente é pesquisador pós-doc. junto ao PEPG em Tecnologias da Inteligência e do Design Digital (TIDD) – PUC-SP, e dirige o Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) do Cena IV – Shakespeare Cia onde investiga temas como interpretação, comportamento e consciência. Áreas de atuação profissional e maior interesse: Cosmologia e evolução do Universo, Evolução das Estruturas Cognitivas – Filosofia da Mente – Neurociências Cognitivas- Processos de Semiose e Cognição – Semiótica Peirceana – História da Ciência, Educação e Divulgação Científica – Evolução do Conhecimento Científico – Cinema e Estudos das estruturas construtivas na obra de Shakespeare.

Sueli Andrade é mestre e doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica (COS) da PUC-SP, com bolsas CAPES e CNPq. Possui formação básica em psicanálise lacaniana pelo CLIN-A (Instituição vinculada a Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Sao Paulo). Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE – CAPES) em 2015, realizando estágio doutoral na Wayne State University, sob co-orientação do professor, teórico e filósofo Steven Shaviro. Seus temas de interesses estão ligados à semiótica psicanalitica, estética pós-humana e sintomas do contemporâneo.

Tarcísio Cardoso é doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, e professor de cursos superiores na área de Comunicação (FAPCOM e FEBASP), professor convidado de cursos de especialização (PUC/SP, FEBASP e SENAC). Atualmente, realiza pesquisa em semiótica cognitiva, comunicação, lógica, computação, internet e teoria das redes.

Alberto Cabral é doutorando e Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) pela PUC-SP; Bacharel em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2002); Técnico especializado e atuante na área de eletrônica com ênfase em Tecnologia da Informação. É professor autônomo na área de filosofia. Fundou, em 2001, o Centro de Estudos Filosóficos Laboratório Evolutivo (CEFLE). Desde a década de 1990, ministra cursos e palestras sobre sua área de pesquisa, cujas linhas principais abrangem interfaces entre filosofia, ciência e epistemologia. Membro do grupo de pesquisa Transojeto (TIDD-PUCSP), liderado por Lucia Santaella e Winfried Nöth. Além das interfaces mencionadas e de sua investigação nas áreas de Inteligência Artificial e de games, possui como interesse de pesquisa também a integração, filosoficamente justificada, das tecnologias e redes de informação ao processo educacional, tendo publicado diversos artigos sobre tais temáticas.

Clayton Policarpo é doutorando e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, PUC-SP, e especialista em Estéticas Tecnológicas pela mesma instituição. Graduado em Arquitetura e Urbanismo (PUC Minas), atua como artista e designer no desenvolvimento de peças gráficas e sistemas hipermidiáticos. Integra os grupos de pesquisa TransObjetO (TIDD – PUC-SP) e Realidades (ECA-USP).

Thiago Mittermayer é graduado em Tecnologia e Mídias Digitais, doutorando e mestre no programa de estudos pós-graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, ambos da PUC-SP. É integrante dos grupos de pesquisa Sociotramas e TransObjetO.

Eduardo Felipe Weinhardt Pires Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e é mestre em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cibercultura, jornalismo colaborativo, jornalismo digital e jornalismo.

Hélida de Lima é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Possui 2a. graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria também pela PUC-SP. Cursou duas especializações: Comunicação e Marketing, pela Faculdade Cásper Líbero e História da Arte, pela Fundação Armando Álvares Penteado. Possui 1a. Graduação em Publicidade e Propaganda pela Unilago de S. J. do Rio Preto. Participa de dois grupos de Pesquisa pela PUC-SP: TransObjetO e Leituras Avançadas de Charles S. Peirce.

Monica Allan é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, orientada pela professora Lucia Santaella. Possui graduação em Comunicação Social (Propaganda) pela ESPM –Escola Superior e Propaganda e Marketing. É integrante dos grupos de pesquisa TransObjetO, Leituras Avançadas em Peirce e Barroco e Mestiçagem.

 

 
 
 

Uma resposta em “Integrantes

Deixe um comentário