Saiba como foi a palestra “Redesigning human”, de Ted Krueger

Por Clayton Policarpo e Thiago Mittermayer

TedKrueger

A palestra “Redesigning human”, ministrada por Dr. Ted Krueger, emergiu por iniciativa do programa de pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), em conjunto com os grupos de estudos Sociotramas e Transobjeto, que visava a discutir as aproximações teóricas e práticas relacionadas à mente estendida e às possibilidades de um redesenho do humano.

O evento, que contou com apoio da PUC-SP, aconteceu no dia 29 de maio de 2015, das 16h às 18h, na PUC-SP (campus Perdizes), Auditório Prof. Dr. Ricardo Hasson Sayeg, em São Paulo.

A palestra foi realizada em inglês e aberta ao público. Todas as poltronas ficaram ocupadas por um público, em sua maioria, de perfil acadêmico — particularmente, docentes e alunos de pós-graduação.

A professora Lucia Santaella abriu a palestra com uma pequena fala sobre as possibilidades de estudos entre as ciências cognitivas e tecnologias digitais, seguida pela artista Diana Domingues, que apresentou o palestrante e trabalhos desenvolvidos em parceria com o mesmo.

Em um discurso bem humorado, Krueger falou sobre a tentativa de caracterizar os seres humanos como produtores de atividades de design. E discutiu que na contemporaneidade cada vez mais a relação entre o humano e as tecnologias digitais pode redesenhar a mente estendida e a própria noção de ser humano.

No final da palestra Krueger respondeu às perguntas do público e divulgou alguns links para os interessados em aprofundar no tema. Segue uma pequena lista:

  • O IEEE, Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, dos EUA;
  • O SIGGRAPH, associação internacional que envolve uma comunidade de pesquisadores, artistas, desenvolvedores, cineastas, cientistas e profissionais da área de negócios, interessados em computação gráfica e tecnologia interativa;
  • Enactive Interfaces 2007, evento internacional de caráter científico e cultural realizado em 2007;

Foram indicadas também obras e textos de alguns artistas e pesquisadores tais como Charles Lenay, Maturana e Varela.

Por complemento, citamos os textos que compõem a bibliografia dos workshops ministrados por Ted Krueger entre os dias 16 de maio à 10 de junho de 2015, na Universidade de Brasília (UnB).

Textos de apoio:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s